21 de fevereiro de 2018
Banner Topo

Terraplenagem


Terraplenagem
5 (100%) 1 voto
...

caminhão rodopiro terraplenagem

Terraplenagem, uma técnica antiga e atual.

Terraplenagem é uma engenhosa técnica que tem como objetivo dar meios para que o terreno seja aplainado e aterrado. Geralmente, esta técnica está ligada a construção civil ou áreas da engenharia e tem como objetivo atender projetos topográficos, como, por exemplo, para construção de edifícios, de pistas de aterrissagens, de estradas, barragens, dentre outros projetos diversos.

Apesar desse tipo de técnica ser bastante moderna, há resquícios de que ela era bastante utilizada também na história antiga, e registros do uso de terraplenagem para construção de canais de irrigação, pirâmides, e estradas nas civilizações da antiga Babilônia, nas civilizações egípcias e romanas. Com a criação das máquinas a vapor, após, sobretudo, a grande revolução industrial, a terraplenagem passou a ser feita em todo planeta com máquinas próprias, o que facilitou e também barateou o processo como um todo.

O processo de terraplenagem é, por exemplo, o principal dos passos para executar a pavimentação de ruas e avenidas. Após terraplenagem, múltiplas camadas são sobrepostas de forma a resistir ao impacto advindo do tráfego de veículos. Há relatos de técnicas semelhantes de terraplenagem e pavimentação na Mesopotâmia, no Egito, Babilônia, China, Índia, e entre os Incas, Maias e Astecas.

As estradas mais antigas que se tem registro são: a) Estrada de Semíramis (600 A.C.) – ela ligava as cidades da Babilônia e Ecbatana, cruzava o rio Tigre; b) Estrada Real (500 A.C.) localizada na Ásia menor liga a Iônia, do Império Grego ao Império Persa, Concluída em 323 A.C. (levou mais de 400 anos para ser feita), com 2840 km de extensão que eram feitos em 93 dias de percurso (andando 30 quilômetros ao dia); c) estrada Alexandre o Grande, era uma estrada que ligava Susa até Persépolis com um posto de pedágio, que possibilitava o transporte de veículos com rodas até 1.800 de altitude.

O processo de terraplenagem atualmente é realizado por máquinas enormes que pesam muitas toneladas. Para o transporte, são utilizados veículos especializados de grande porte e com capacidade para suportar altas cargas de peso. Com o crescimento da construção civil em todo mundo, esses veículos de grande porte, próprios para o transporte de máquinas de terraplenagem se tornaram cada vez mais comuns.

COTAÇÃO - Exibir / Esconder

COTAÇÂO

MEDIDAS:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

SERVIÇOS DA TRANSPORTADORA RODOPIRO

Transporte de Cargas Pesadas Transporte de Torre Eólica Transporte de Cargas Indívisiveis Transporte de Equipamentos Pesados Transporte de Maquinas Pesadas Transporte de Máquinas Agrícolas Transporte de Guindastes Transporte de Vagões Transporte de Containers Remoção Indústrial